11-4514-5791 | 11-95135-4734 contato@escritoriorazao.com.br

Se prepare para o crescimento da sua empresa por meio da gestão contábil

Planejamento, inclusão tecnológica e todas as perguntas que você deveria fazer para que a sua empresa cresça

Ser empresário e não pensar em crescer a cada dia é praticamente impossível. E para que isso aconteça gradativamente, é muito importante que você faça constantes autoavaliações. Conhecer a si próprio, que no caso é a sua empresa, é um fator importantíssimo para um crescimento exponencial.

É onde entra a gestão contábil, que se torna um ponto de equilíbrio para esse crescimento, mas para que isso aconteça o empresário precisa fazer algumas perguntas para si próprio.

Para onde você quer ir, como você vai e para onde quer chegar são respostas que levam a empresa para um novo montante de perguntas e pode ser utilizado em potencial estratégico para a gestão contábil.

Motivos para o crescimento

Ta aí o famigerado “por que”, muitas vezes a primeira palavra que aprendemos falar, mediante o nosso senso questionador natural. Como empresários, esse senso é totalmente importante, mas precisa ser utilizado para autoanálise.

Primeiramente, esse é o ponto que faz a empresa questionar o ponto de satisfação, que muitas das vezes impede que a empresa olhe de forma horizontal e breca muitos lugares além onde a empresa pode chegar. A partir desse ponto, a gestão contábil precisa tirar um coelho da cartola para estimular a pretensão do empresário. Porém, também cabe a gestão contábil conter um crescimento muito rápido, que pode fazer com que a empresa breque o controle de desenvolvimento e isso seja internamente prejudicial no organograma e na gestão organizacional do empreendimento.

Paralelo a isso, cabe um ponto de atenção na gestão contábil, analisar rápidos crescimentos para o suporte da empresa, por exemplo, é ter um cuidado com a manutenção de bons resultados, o que é muito importante para a saúde do negócio.

O porte da empresa define o processo de gestão contábil e demonstra a importância da gestão no sucesso da empresa.

Estrutura

Uma nova pergunta para ser feita é sobre a estrutura da sua empresa mediante o crescimento. A sua empresa tem estrutura para crescer? O que fazer para chegar a esse crescimento? Como explorar essa estrutura? Há um exercício que ajuda a sua empresa a responder essa questão e é chamado de exercício dos “dez vezes mais”, sobretudo em relação aos gargalos que podem aparecer no caminho. A pergunta de “um milhão de reais” é: Se a sua empresa crescer dez vezes do dia pra noite, quais seriam os gargalos para acompanhar tal crescimento?

A pergunta acima pode ser feita individualmente e dentro de um contexto de divisão de departamentos, claro com a adaptação das demandas de acordo com as funções departamentais. E daí parte a questão estrutural da gestão contábil.

Tudo o que foi citado no texto são fatores de total influência no crescimento empresarial. Entretanto, outros fatores também podem agregar nesse crescimento, bem como o material humano, riscos e benefícios, milestones, todos esses fatos que medem o crescimento do seu negócio, dentro do fator gestão contábil.