11-4514-5791 | 11-95135-4734 contato@escritoriorazao.com.br

O planejamento estratégico em conjunto com a assessoria contábil

Fazer o planejamento empresarial para sua empresa é ponto chave para obter sucesso durante o caminho. Para isso, a assessoria contábil é muito importante, justamente por colocar a casa em ordem.

Mesmo com o planejamento e com uma boa assessoria é preciso ser cauteloso e tomar atitudes baseadas em perspectivas. Isso vai trazer muito mais segurança do que qualquer tiro no escuro e atitudes tomadas por mero impulso, por isso a importância de ter um suporte lhe ajudando na condição estratégica das suas diretrizes empresariais. Dessa forma, todo novo negócio precisa de uma assessoria contábil para se precaver durante todo o ano. As principais informações para facilitar a vida da assessoria e fazer com que o trabalho seja mais eficiente são:

  • Análise de publico;
  • Tendências;
  • Leitura geral de mercado pro ano que entrou;
  • Leitura do que foi positivo e negativo no planejamento do ano que passou;
  • Comparativos com anos anteriores.

Neste caminho, são três maneiras que a assessoria contábil pode trabalhar o planejamento estratégico da sua empresa.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um ponto que vai ser verificado a longo prazo.
A assessoria necessita de uma base de informações para fazer a definição de estrutura para produzir o modelo de vendas dentro de um tempo específico, fazendo justamente a definição dessa estrutura. Além disso, o planejamento estratégico é o responsável por traçar as ações práticas do seu negócio.

Planejamento operacional

Ao contrário do estratégico, este planejamento é a curto prazo. Ele define as estratégias utilizadas em momentos anteriores em um comparativo.

 Planejamento tático

É voltado para a parte de maquinas e materiais que interferem diretamente no processo de produção de uma empresa e que, de alguma forma, necessita de aporte financeiro. Dispõe-se diretamente na cobertura de ações práticas. Como orçamento direto de materiais de maquinários e de fornecimento que gerem algum investimento financeiro.

Chegamos a conclusão que, independentemente do planejamento, todos, de uma forma outra, interferem diretamente na estratégia e nada melhor que uma assessoria contábil para trazer uma visão estratégica para a empresa.